Por mais que haja investimentos em tecnologia em sua empresa, é fato que será sempre necessário acompanhar novas tendências, a fim de otimizar os processos, principalmente os relacionados ao controle da jornada de trabalho, e para isso temos o controle de ponto eletrônico como protagonista da transformação.

Se seu negócio ainda não dispõe de recursos modernos para flexibilizar e automatizar a gestão de ponto, separamos algumas dicas que mostram a importância de migrar para um serviço ainda mais eficiente e definitivo. Nos acompanhe e boa leitura!

Quais as razões para migrar para o controle de ponto eletrônico?

Um sistema de controle de ponto eletrônico elimina diferentes gargalos que as empresas têm na hora de administrar a jornada de trabalho de seus colaboradores, especialmente quando falamos em um numeroso quadro de funcionário.

Afinal, todos sabemos que essa demanda é complexa, e pode ser agravada pela presença de processos manuais. Por outro lado, o controle de ponto moderno transmite maior eficiência e segurança aos processos.

E não estamos falando apenas em benefícios à empresa com a redução do retrabalho e falhas, eliminação de problemas judiciais, ganhos em agilidade no fechamento da folha de pagamento e menos complexidade na gestão de modo geral, mas também com relação aos colaboradores e seus direitos.

Um ponto que indica uma gestão de ponto ineficiente é o engessamento dos processos relacionado à marcação de ponto.

Se a gestão observa sempre problemas e transtornos ao lidar com informações e números, saiba que o ponto eletrônico amplia o dinamismo do dia a dia.

Isso porque o colaborador registra seus horários de maneira prática e rápida, estimulando a economia de tempo e fortalecendo a produtividade. Além disso, podemos citar também:

1. Facilitação do papel desempenhado pelo RH: o RH passa a exercer uma postura estratégica, uma vez que absorve tempo hábil na execução das demandas de cálculos;

2. Encolhimento da taxa de erro humano: todo cálculo é realizado automaticamente, eliminando potenciais efeitos negativos;

3. Melhoria contínua da relação empresa/colaborador: por assegurar todos os direitos dos funcionários, a cultura organizacional é beneficiada;

4. A empresa atinge maior economia: através de processos bem executados e menos ações trabalhistas;

5. Total conformidade com as exigências legais: surge a possibilidade de atender cada especificação imposta pelas leis trabalhistas.

Existem benefícios aos colaboradores também?

Bem sucedida é a empresa que preza pelo bem-estar e resguardo dos direitos de seus colaboradores, assumindo que eles são os responsáveis pelo trajeto à vitória do negócio, e nesse aspecto, o controle de ponto eletrônico traz vantagens também aos profissionais.

Sendo assim, gostamos de pensar que o ambiente empresarial se reestrutura em cima de uma confiança mútua.

Em outras palavras, a empresa atinge um cenário mais propício ao crescimento, visto que o sistema certo promove boas práticas, e os colaboradores têm a certeza de que, toda e qualquer forma de empenho ao dia a dia das suas funções, será devidamente remunerado, tais como:

1. Jornada de trabalho correta e adequada às Leis e ao processo contratual empresa/colaborador (horas extras, férias e intervalos);

2. Possibilidade de verificar a qualquer momento o “status” da sua jornada no mês até o presente momento;

3. Garantia de uma jornada de trabalho segura e livre de percalços, visto que o sistema possui recursos antifraudes.

Então, quando você irá migrar para o controle de ponto eletrônico?

É importante salientar que realizar a migração para um sistema novo e eficaz, não é tão complicado como a maioria “pinta por aí”.

Será necessário escolher num primeiro momento o software mais apropriado para seu negócio, um sistema que possa ser moldado aos parâmetros já existentes. Desse modo, podemos apontar algumas funcionalidades que deve observar ao escolher:

1. Possui integração automática com equipamentos de ponto?

2. Oferece relatórios gerenciais precisos e completos?

3. Disponibiliza uma estrutura de Banco de Horas Avançado?

4. Há a opção de utilizar um modo de Aplicativo?

5. Gestores e funcionários contam com um Portal Web?

6. Permite implementar a Exportação para Folha de Pagamento?

7. A gestão de escalas é facilitada?

8. Se precisar, há um suporte dedicado e de qualidade?

Responder cada uma das perguntas acima facilita e muito na escolha do seu novo sistema de controle de ponto eletrônico.

Se quiser saber exatamente como realizar a migração de forma correta, a Equipe Símix está de prontidão para te ajudar, é só entrar em contato. Nos acompanhe nas redes sociais e blog, temos sempre conteúdos de grande valia para seu negócio!


Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento