Aliada às dificuldades atuais da economia está a desatenção dos comerciantes acerca do seu estabelecimento e suas atribuições. As vendas no varejo podem ser implacáveis e demandam total atenção do empreendedor com seu PDV.
Não sabe o que significa esse termo? Não se preocupe, pois, além de explanar o significado, iremos mostrar como você pode aumentar suas vendas apenas por incrementar seu estabelecimento.
Está em busca de aperfeiçoar seu PDV, mas não sabe o que fazer? Reunimos 5 passos que provam ser possível ampliar as vendas no varejo do seu empreendimento! Aprenda na prática!
O termo vem do inglês “Point of Sale” e significa “Ponto de Venda”. Exatamente isso, aquele imprescindível setor que toda empresa almeja aperfeiçoar e diferenciar da concorrência.
Desde que o mundo é mundo esse termo é cunhado e aprimorado com a evolução do mercado consumidor. Afinal, desde os primórdios o homem busca o melhor espaço para oferecer seus produtos e fechar uma venda.
Podemos definir um ponto de venda como: qualquer estabelecimento ou empreendimento comercial que apresente seus produtos e serviços à venda aos potenciais clientes da marca.
Ademais, esse “ponto de venda” é o cenário desenvolvido pelo comerciante, a fim de proporcionar uma experiência única ao seu cliente. Fazem parte desse cenário:
• Combinação e jogo de luzes;
• Decoração e afins;
• Grau de conforto e comodidade dos clientes;
• Ambientação e climatização acordadas com o posicionamento da empresa;
• Equipamentos e periféricos que auxiliam o contato do cliente com os produtos e serviços.
Agora que conhece um pouco mais do conceito é importante destacar alguns aspectos que formam o bom posicionamento. São eles: facilidade no acesso ao consumidor; visibilidade e perceptibilidade da marca; definição do perfil demográfico da localidade; evidenciação da distribuição geográfica adequada da concorrência.
São esses tópicos que determinarão o fator sucesso e, portanto, devem ser considerados dentro da estratégia inicial.
Pode parecer um aspecto simples, mas que muitas vezes é negligenciado nos estabelecimentos. Não prezar pela impecabilidade dos produtos pode prejudicar de forma marcante seu PDV e isso negativa as vendas no varejo.
Portanto, o primeiro passo para otimizar é focar na limpeza e na integridade dos produtos. Afinal, no atual modelo de mercado o cliente está cada vez mais exigente.
Especialistas determinaram por meio de pesquisas que o fator iluminação não só pode, como amplia as vendas. Desenvolver um projeto de iluminação profissional pode evidenciar com mais assertividade aquilo que oferece.
Determine os produtos de destaque, ou seja, aquelas novidades ou lançamentos e auxilie o consumidor a encontrar esses itens. Através da iluminação adequada você direciona o olhar dos clientes para onde deseja.
De nada adianta ter um PDV matador se não contar com uma equipe de vendedores capacitados e profissionais. Desse modo, invista em treinamentos periódicos, com o intuito de apontar a importância da solicitude por parte dos vendedores.
Profissionais treinados podem ajudar nas vendas do varejo, pois conseguem explanar com eficiência as dúvidas dos clientes. Além disso, um bom treinamento mostra com assertividade como é essencial não oferecer um atendimento invasivo.
Por mais trivial que possa parecer, a decoração é um dos pontos que mais pesa para um PDV. Você conseguiria vender um smartphone de última geração em uma loja que parece ter saído do século XX? Certamente não, correto?
Isso porque, é primordial adequar a temática com aquilo que oferece ou ao menos com a identidade da marca. Além de fortalecer a estratégia, garante que o cliente entenda a proposta do seu ponto de venda.
Desenvolva um planejamento decorativo que traga o consumidor para seu PDV, ao invés de afastá-lo, pois isso é a marca de um estabelecimento evoluído.
Foi-se o tempo em que se pendurava cartazes de promoções ou placas indicando onde encontrar tal produto. A atualidade pertence à tecnologia e tirar proveito disso é a melhor maneira para atualizar um PDV.
Logo, implementar TVs de LED ou LCD, as quais estarão a todo momento fornecendo informações sobres os produtos aos clientes, é requisito básico em uma estratégia.
Divulgue ofertas e promoções de forma dinâmica, atualizada e impactante. As ferramentas deste “Digital Signage” viabilizam maior integração com as dicas mencionadas acima, ou seja, alinhar o fator de cuidado com os produtos, iluminação, decoração e capacitação da equipe de vendas com uma “estratégia indoor” é acertar em cheio.
Procure mais informações sobre esses equipamentos com uma empresa que sabe o que um estabelecimento precisa para crescer e aumentar as vendas.
Qual a situação do seu PDV hoje? Esperamos que possa implementar cada uma das dicas mencionadas acima, a fim de aperfeiçoar o empreendimento que tanto batalhou para abrir!