Como elaborar a melhor política de controle de ponto para sua empresa 

Quando um colaborador faz uma pergunta sobre abono ou falta, por exemplo, ele recebe uma resposta padrão? A equipe tem todos os dados para respondê-lo? Esse tipo de situação é muito comum e requer que a empresa tenha as normas bem definidas, para que trate todos os casos com igualdade. Essas e outras informações devem fazer parte da política de controle de ponto. A sua empresa possui uma?

Saber de todas as normas da empresa “decoradas” para poder dar as informações certas, não é uma tarefa simples. Muitas vezes, um colaborador entende uma coisa, outro funcionário outra e pode acabar transmitindo a informação errada. Para evitar problemas, é indicado que o seu negócio elabore uma política de controle de ponto. 

Veja dicas e elabore a da sua empresa! 

É preciso ficar atento à legislação para elaborar a política de controle de ponto

A primeira coisa que deve ser considerada, é que não existe um padrão para a elaboração da política de controle de ponto, ou seja, não é possível simplesmente “copiar” algo. Isso acontece porque cada instituição possui as suas particularidades, práticas e processos e isso deve ser levado em conta. 

Contudo, há alguns passos que podem ajudar e leis que merecem a atenção. Segundo o Art. 74, § 2 CLT todas as empresas com mais de 10 colaboradores devem, obrigatoriamente, realizar o registro de pontos.

Este, por sua vez, pode ser feito por meio de cartão de ponto, formulários com assinatura, cartão biométrico ou aplicativos de computador, por exemplo.

No registro de pontos, é preciso constar também as pausas durante o expediente, para almoço. Jornadas de 4 a 6 horas devem ter pausas de pelo menos 15 minutos, enquanto as de 8 horas precisam oferecer pelo menos 1 horas de almoço.

Além da legislação, é preciso também ficar atento à cultura da empresa, à quantidade de colaboradores e forma de trabalhar. Alguns tipos de negócios optam pelo home office e, dessa forma, as pessoas atuam por metas e sem horário rígido para cumprir. 

Por fim, antes de elaborar a política de controle de ponto, considere reunir a equipe toda ou alguns representantes, para juntos debaterem as regras. Isso pode ajudar tanto na determinação das normas, quanto na implantação delas posteriormente. Afinal, quando o time participa da criação, ele acaba se envolvendo e conhecendo melhor a política de controle de ponto.

Dicas do que deve constar na política de controle de ponto

Agora que você já tem uma panorama geral da instituição e que já sabem quem vai ajudar a elaborar a política de controle de ponto, é hora de saber o que colocar nela. Veja algumas dicas de pontos importantes para a sua redação:

  • Defina se a jornada de trabalho é flexível ou rígida;
  • Descreva como será feito o controle de ponto durante os intervalos;
  • Determine se as horas extras podem se tornar banco de horas ou se serão pagas mensalmente;
  • Relate como o banco de horas pode ser usado, se for o caso, e defina sua periodicidade;
  • Estabeleça uma política sobre atrasos e faltas, se eles serão descontados ou repostos, por exemplo;
  • Defina se o colaborador pode ficar ausente sem ter desconto do salário por algum motivo extra;
  • Determine como serão tratados os casos de atestado ou licença médica e quais as regras.

Uma política de controle de ponto deve ter todas as informações que sejam importantes para a sua empresa. Detalhe tudo o que pode acontecer, para que o sistema seja padronizado. 

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