O movimento de pessoas caiu ou estabilizou? A concorrência é grande e é preciso encontrar formas de atrair clientes para o supermercado. Se você não ficar atento, alguém oferece vantagens ou promoções e o seu cliente, que era fiel, acaba migrando.
Quando isso acontece, o problema é geral. Afinal, produtos perecíveis que se estragam devido à queda nas vendas, funcionário fica parado e estoque lotado. Se você quer evitar que isso aconteça, é hora de pensar em estratégias para atrair o consumidor.
Está preparado para este desafio? Confira dicas e movimente o seu estabelecimento!
Atualmente, as pessoas usam a internet para encontrar endereços de empresas e descobrir onde podem encontrar o produto que desejam. Por isso, quem quer atrair clientes precisa estar presente no mundo virtual.
Primeiramente, cadastre o seu supermercado no Google Negócios. Trata-se de uma plataforma do Google, voltada para empresas. Nela, é possível cadastrar o endereço, telefone, site e outras informações do empreendimento.
Feito isso, o supermercado passa a aparecer no Google Maps. Assim, sempre que um consumidor procurar por um endereço de supermercado na sua cidade, ele poderá ver a sua loja. É uma forma de divulgar o negócio sem gastar nada.
Além do cadastro no Google Negócios, é interessante ter um bom site. Nele, coloque:
Ainda no site, é interessante ter um espaço para um blog, no qual você poderá disponibilizar artigos que sejam de interesse do consumidor. “Como escolher a carne para o churrasco” ou “Receitas simples para o almoço” são algumas das inúmeras opções disponíveis.
Não se esqueça também de ter um perfil nas redes sociais. Uma página no Facebook ajudará a divulgar a sua empresa, interagir com os clientes e divulgar promoções. O que acha?
Outra forma de atrair as pessoas para o seu supermercado é determinando uma data de ofertas. Para isso, identifique qual dia da semana o movimento costuma ser menor. Vamos supor que seja quinta-feira. Todas as quintas dê descontos em um setor do supermercado.
Pode, por exemplo, fazer a quinta do hortifruti. Isso atrairá os consumidores, que irão em busca de frutas com preço mais baixo. Uma vez dentro do estabelecimento, é comum que as pessoas acabem comprando outros itens. Assim, movimentarão o comércio!
Além disso, é possível atrair clientes para o supermercado oferecendo brinde. No mês de março, por exemplo, todo mundo que comprar pelo menos R$ 200 leva um jogo de xícaras ou uma bolsa de viagem com o nome do supermercado.
Esse tipo de promoção é interessante também para o período de muito movimento, no qual as pessoas costumam fazer grandes compras. Assim, o brinde poderá ajudar a atrair o consumidor que costuma comprar em outro local para o seu supermercado.
Gostou das dicas? Então aproveite que você vai atrair mais clientes, para aumentar ainda mais as vendas. Confira o nosso post: Mídia indoor digital: 5 formas de implementar seus projetos.