Lidar com pessoas nem sempre é simples, ainda mais quando elas fazem parte de uma empresa. É preciso oferecer tudo o que o colaborador precisa e, ao mesmo tempo, definir normas que eles possam geridos de maneira uniforme. É exatamente para isso que servem as diretrizes do RH.
Elas consistem em um conjunto de regras que ajudam a alinhar a conduta da empresa perante os funcionários, de forma que eles possam atuar sempre alinhados às metas e objetivos do negócio.
Saiba mais sobre as diretrizes do RH e confira dicas!
O RH da empresa precisa ter planejamento de organização. Para isso, é necessário que ele tenha as suas ações alinhadas aos objetivos da empresa, para que os colaboradores sejam selecionados e contratados de acordo com o perfil desejado.
Dessa forma, é necessário que seja criada uma política dos Recursos Humanos, que estabeleça as regras e alinhamento de trabalho. Por meio das diretrizes de RH é possível padronizar os processos internos como os de:
Através das diretrizes de RH, a empresa também estabelece condutas para o dia a dia organizacional. Assim, fica mais fácil cumprir os objetivos da instituição e trabalhar para o aprimoramento do desenvolvimento corporativo.
Contudo, o desenvolvimento das diretrizes do RH não é tarefa simples. Ele exige dedicação e integração de vários setores, que juntos trabalharão para formular as regras, bem como para cumpri-las. Na hora de determiná-las, os responsáveis deverão, por exemplo, definir o
processos de contratação e demissão, remuneração, código de conduta, benefícios, entre outros.
A intenção é criar um padrão para cada processo. Dessa forma, todos saberão como agir e a empresa terá um guia estratégico para gerir o capital humano.
Veja algumas dicas de como proceder para planejar as diretrizes de RH.
Comece pelo plano estratégico, ou seja, um compilado de informações que poderão ajudar na elaboração das diretrizes do RH. A intenção é reunir as estratégias que visem o crescimento empresarial, para que elas sirvam de base.
É preciso definir também como será feito o processo seletivo dos candidatos. Quais critérios deverão ser levados em conta no recrutamento? Certifique que essas determinações possibilitem que a empresa contrate profissionais que estejam alinhados ao que ela tem como objetivos.
Considere também colocar nas diretrizes do RH como será feita a avaliação de desempenho dos profissionais. Esse tipo de acompanhamento é necessário, para saber se a instituição está caminhando para as metas definidas e se os colaboradores estão alinhados com ela.
Também deve fazer parte desta lista de normas a remuneração dos funcionários. É preciso estabelecer se ela será definida, por exemplo, por horas trabalhadas, por metas alcançadas e também qual será a remuneração de acordo com o cargo ocupado.
Neste tópico também deve constar a possibilidade de reajuste salarial e de bonificações que podem ser oferecidas.
Além de estabelecer as diretrizes, é importante também investir na na tecnologia de processos. Confira os benefícios para o RH!