O ano de 2018 teve como cenário o avanço na forma como o cliente é atendido, principalmente no setor varejista, como supermercados. Não há dúvidas de que o comportamento do consumidor mudou bastante, mas como o mercado enxerga isso?
Todos sabemos que as principais mudanças no setor vêm em forma de melhorias no atendimento e, acima de tudo, na personalização do mesmo. Isso inclui considerar as necessidades dos clientes e definir quais as melhores maneiras para solucioná-las.
Em vista das mudanças no setor de varejo, levantamos as principais tendências que irão acometer as empresas. Afinal, cedo ou tarde, os comércios precisarão se adequar ou acabarão obsoletos, acompanhe!
A baixa nos valores atrelados às tecnologias e o avanço tecnológico em si, são os principais impulsionadores das tendências que prometem revolucionar o setor. Logo, com facilidade no acesso, mais comércios podem usufruir das funcionalidades das avançadas soluções.
Você sabia, por exemplo, que a empresa Amazon abriu diversos supermercados (Amazon Go), considerados como “os supermercados do futuro”, os quais funcionam de forma parcialmente automatizada?
Não existem atendentes ou mesmos caixas nesses supermercados, “mas como são realizadas as vendas”?
Quando o cliente retira um produto da prateleira o App da empresa, instalado no smartphone do cliente, identifica e registra aquela retirada por meio de câmeras e QR codes, e é adicionado de forma automática ao carrinho do cliente.
A compra é finalizada ao sair do supermercado, pois existem sensores que contabilizam esses produtos diretamente no cartão de crédito do consumidor. Conseguiu compreender o avanço na interação e solução para as necessidades dos clientes?
O exemplo da Amazon acima é apenas um dos exemplos e tendências esperadas para os anos vindouros. Contudo, separamos algumas das principais expectativas em tecnologia para o setor de varejo nos próximos anos, confira!
Embora os grandes supermercados já tenham tido contato com novas ferramentas tecnológicas, ainda existem processos falhos. A maioria destes processos são velhos conhecidos dos varejistas tais como:
• Estoque baixo e gôndolas desfalcadas;
• Grandes filas para pagamento e aquisição de serviços;
• Sistemas de pagamento lentos;
• Equipe de vendas ineficiente ou pouco interativa;
• PDVs apagados e com pouco recursos.
Esses pequenos percalços devem ser facilmente substituídos por processos otimizados. A tendência segue no investimento em tecnologias assertivas como:
• Checkout realizado pelo cliente;
• Sensores específicos que apontam a retirada de produtos (como na Amazon);
• Fechamento da venda em decorrência dos sensores com débito ou crédito em cartão;
• Novas formas e plataformas de pagamento.
Além dessas existe uma nova tecnologia, já aplicada na França pela rede Carrefour, chamada de Blockchain. Essa tecnologia é capaz de tornar ainda mais transparente as cadeias produtivas, ao passo em que trabalha de forma otimizada as informações sobre os clientes.
Podemos assumir o papel de grandes corporações como o Carrefour para entender essa tendência.
O Carrefour proporcionou aos clientes a possibilidade de realizar compras online, seja pelo site ou aplicativo, e retirar os produtos com seus próprios carros. Chamado de Retire de Carro, o serviço armazena os produtos em espaços externos aos próprios supermercados.
Além de facilitar o processo para o cliente é uma estratégia que visa diminuir os conflitos físicos mostrados no tópico anterior.
A diferenciação do PDV será orquestrada pela Inteligência Artificial e suas ferramentas. Isso porque, é fundamental para um comércio hoje, ainda mais os supermercados, buscar a inovação em seus pontos de vendas.
O comércio online certamente impôs uma concorrência acirrada aos espaços físicos, mas isso não quer dizer que o varejista deve temer pelo seu comércio. Pelo contrário, é o momento ideal e com recursos oportunos para buscar a diferenciação e inovação no PDV. Conheça as principais tendências e soluções já existentes!
• Antecipação e previsão do comportamento dos consumidores;
• Solução que viabiliza a análise emocional dos clientes;
• Automatizações que fornecem recomendações assertivas.
Contudo, quando falamos em tendências digitais, podemos compreender o avanço de tecnologias já existentes, como as TVs Digitais. Por meio de conteúdo desenvolvidos e personalizados para TVs interativas é possível otimizar diferentes ambientes do PDV.
A Símix Sistemas procura se antecipar quanto às novidades, expectativas e realidades que a tecnologia oferece e irá oferecer. Como resultado, desenvolvemos uma solução que abarca os principais pontos mencionados no conteúdo.
Baseada na mais alta tecnologia, a SuperMídia é capaz de proporcionar aos seus clientes, a mais positiva das experiências de consumo. Além disso, buscamos ofertar a maior qualidade possível do ambiente de loja de varejo.
Se está em busca de modernidade, tecnologia e resultado, esse é o momento de conhecer a solução que transformará seu comércio e o colocará a par do que há de mais novo no setor.
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