A não ser que sua empresa esteja operacionalmente restrita ao ambiente físico de trabalho, não disponha de colaboradores terceirizados ou profissionais em home office, é provável que o controle de ponto digital possa não fazer sentido.
Contudo, o cenário de crise, isolamento social e quarentena, impôs a todos os negócios a realidade do trabalho remoto e, caso sua empresa tenha o perfil citado no início, certamente as dificuldades de adequação da gestão de ponto se tornaram imensuráveis, correto?
Portanto, se até hoje você não se preocupou com essa demanda que influencia diretamente no trabalho do RH, a hora para adequar-se é agora. Continue e descubra alguns benefícios do ponto digital às organizações, tanto para a produtividade quanto para o controle assertivo da jornada dos colaboradores!
O nível de importância do controle de ponto digital tende a crescer de acordo com o porte da empresa. Por exemplo, você consegue determinar as responsabilidades implicadas a um RH que deve administrar mais de 200 funcionários em simultâneo?
Estamos falando de constantes processos de cunho admissional e demissional, demandas de férias, registro e acerto de horas extras, recorrente ausência de colaboradores, rotineiros atrasos e afastamentos, mas de 200 profissionais, é muita responsabilidade, não é mesmo?
Não bastasse a complexidade ao departamento de recursos humanos em gerir tais aspectos e, ainda, se tornar o eixo estratégico da organização, temos as adversidades trazidas pela pandemia, pegando incontáveis empresas despreparadas para controlar o trabalho remoto.
Esse cenário agravou ainda mais as exigências de assegurar a gestão da jornada, que passou a ser feita à distância e, em muitos casos, de maneira precária. E isso só contribui para a falta de organização, produtividade e eficiência gerencial. Em poucas palavras, o ponto digital facilita o controle de ponto da seguinte forma:
1. Através do alinhamento a um aplicativo mobile ou com o acesso via navegador, o próprio colaborador registra sua jornada;
2. As informações de ponto dos colaboradores são transmitidas ao sistema gerencial de ponto digital;
3. Por sua vez, o RH conta com informações e dados dispostos em dashboard e, sobretudo, em relatórios certeiros;
4. Então, o departamento pessoal desempenha seu trabalho com mais autoridade, pois visualiza horas extra, faltas, atrasos e demais aspectos.
Além disso, esse recurso entrega maiores ganhos em produtividade para o RH, uma vez que amplia o gerenciamento completo da empresa, indiferente à distância com seus funcionários.
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Um dos temas mais presentes nas empresas hoje é o tal do trabalho remoto, muito designado também como Home Office. Esse modelo de trabalho foi, literalmente, a salvação de muitos negócios em tempos de fechamento completo do mercado.
Por outro lado, escancarou o gerencial, visto que há muitas organizações ainda sem os recursos necessários para atuar em diferentes frentes, como é o caso do trabalho à distância.
Sendo assim, o primeiro grande ganho obtido com o controle de ponto digital é a praticidade na marcação do ponto. Para isso basta apenas que o colaborador acesse de forma remota o sistema integralmente online e faça seu próprio registro, direcionado suas informações ao gerencial do RH para a gestão seguir seu fluxo.
Além disso, é fundamental para os colaboradores externos, como por exemplo, vendedores, pois através do registro de ponto digital por celular, adequado à Portaria 373, os profissionais ganham em tempo e a gestão em agilidade no controle.
Por se tratar de um sistema inteiramente online, o RH passa a trabalhar em tempo real com as informações captadas pelo sistema e advindas de cada colaborador.
Isso abre margem para uma gestão de banco de horas e horas extras – de acordo com a política empresarial – mais eficiente, uma vez que há o cálculo automatizado da jornada diária de trabalho.
Outro fator a ser considerado é a prevenção às fraudes. Isso porque não há possibilidade de acesso de terceiros, garantindo assim a integridade das informações e veracidade dos fatos registrados pelos profissionais!
Ao extinguir os erros com cálculos, processos manuais e, sobretudo, preservar a produtividade e acuracidade do gerencial e operacional, há uma relevante redução de custos, isso sem contar a diminuição considerável dos processos trabalhistas.
Aliás, você sabia que, apenas em 2019, o número de processos trabalhistas em andamento chegou a mais de 1,5 milhão? Por que fazer parte dessa estatística se você pode ir na contramão, ou seja, buscar o crescimento e sobrevivência no mercado, não é mesmo?
Venha conhecer as opções que a Símix oferece em controle de ponto digital. Afinal, consideramos cada necessidade dos clientes, a fim de entregar as soluções mais coerentes com sua realidade.
Se preferir, você pode acessar diretamente aqui para entrar em contato com a nossa equipe. Te esperamos e até a próxima, não esqueça de compartilhar as dicas!