Para uma empresa que almeja sempre crescer, existem alguns fatores determinantes a serem considerados. Logo, crescimento e sucesso são advindos de todos os colaboradores presentes, portanto, a empresa necessita de um plano de cargos e salários, para conseguir reter talentos.

Planos de cargos e salários são instrumentos de gestão comum às empresas que apresentam um bom desenvolvimento. Dessa forma, é absolutamente recomendável estar por dentro de tudo que isso representa.

Descubra o que é plano de cargos e saláriose suas vantagens. Ficou instigado com a possibilidade de melhorar a contribuição por parte dos colaboradores, e controlar o que cada funcionário recebe? Confira!

O que é plano de cargos e salários?

O plano de cargos e salários é um mecanismo descritivo implementado nas empresas, a fim de alcançar o mais alto esclarecimento quanto aos deveres inerentes a cada cargo e função, bem como a definição exata dos salários destinado aos cargos e funções.

Essa é a melhor ferramenta para que a empresa seja capaz de gerar motivação e oferecer uma nova perspectiva aos trabalhadores. Por sua vez, com a trajetória profissional estabelecida e visível, é possível projetar a evolução salarial, bem como o desenvolvimento da carreira.

Quando a empresa alia esse mecanismo, ou seja, o plano de cargos e salários a um programa de retenção de talentos apropriado, é possível trabalhar na escalabilidade profissional, pois os bons profissionais criarão raízes e contribuirão com o crescimento empresarial.

Por outro lado, esse aspecto pode ser aprimorado através de uma cultura organizacional presente e evoluída. O melhor caminho para tornar isso possível é no momento da contratação dos futuros colaboradores.

Afinal de contas, uma vez que o profissional contratado sabe exatamente de seus deveres, funções, salários e benefícios, ele adquire uma visão diferenciada dos objetivos da empresa e agrega mais para tornar isso possível

Esse é basicamente o conceito de plano de cargos e salários. Por sua vez, a gestão da empresa, mais especificamente a gestão financeira e Recursos Humanos, são aprimorados.

Conheça a importância desse instrumento para o sucesso da empresa!

Qual a importância desse plano na empresa?

Qual a melhor maneira de reter talentos e pessoas chave para o crescimento da empresa? Se você pensou em ofertar um plano de carreira, essa é a melhor saída para ampliar o desenvolvimento interno do ambiente de trabalho.

Portanto, o plano de cargos e salários incide de forma precisa nesse aspecto, pois apenas com ele é que o colaborador consegue prospectar seu crescimento na empresa.

Evidenciar os benefícios atrelados aos cargos ocupados, bem como a escalada salarial disponibilizada, é o que todos os profissionais buscam. Você já ouviu falar de Tabela Salarial?

Essa tabela auxilia na implementação do plano de cargos e salários, pois facilita a distinção exata das obrigações e remunerações. Sendo assim, é um importante instrumento para a gestão da empresa e deve ser associada ao plano elaborado.

Tão importante quanto oferecer os meios para o crescimento do colaborador, é estar assegurado quanto aos processos trabalhistas. Isso porque, no artigo 461 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho)consta um instituo legal que protege os colaboradores.

Por meio da transparência na Equiparação Salarial, a empresa se assegura de que todos que desempenham a mesma função e possuem as mesmas responsabilidades, sejam remunerados de forma igual e com os mesmos benefícios.

Desse modo, o plano atua de maneira concisa para efetivar as boas práticas da Equiparação Salarial.

Plano de cargos e salários: conheça as 4 principais vantagens!

plano de cargos e salários

Agora que você já se posicionou melhor quanto ao significado e importância do plano, conheça algumas vantagens!

1 – Fortalece o alicerce organizacional da empresa

Apesar de ser um plano simples de entendimento na teoria, podemos adiantar, na prática pode ser bem diferente. Isso porque, não basta elaborar novas diretrizes e oferecer apenas os benefícios do cargo, é necessário levar alguns outros pontos em consideração.

No instante em que a empresa considera de forma profissional, os anseios e objetivos individuais de cada profissional, o plano de cargos e salários é efetivado com sucesso.

Por intermédio de uma estruturação organizacional baseada na evolução de todos e acima de tudo, dos objetivos pessoais de cada um, além de ampliar o espectro de tangibilidade do crescimento profissional, a empresa cresce junto e consolida seu alicerce.

2 – Evidencia as necessidades e qualificações individuais

O conceito de necessidade do profissional qualificado, se altera conforme o mercado avança. Além disso, quanto mais preparado e qualificado o profissional está, maiores são suas demandas acerca da empresa e seus processos.

Se antes era suficiente apenas ofertar uma assistência médica ou mesmo odontológica, hoje isso é complementar. Assim, quando desempenhado com minúcia, o plano de cargos e salários coloca em foco as reais necessidades e o preparo de cada colaborador do processo.

Todavia, é necessário aliar benefícios e oferecer o suporte para que o plano de negócios obtenha êxito.

3 – Designa as responsabilidades inerentes a cada cargo

Como avaliar e determinar que um profissional esteja capacitado e mereça sua promoção? Para que não aconteça nenhum tipo de injustiça com o colaborador e acima de tudo, com a empresa, é fundamental avaliar o desempenho individual.

Logo, de forma certeira, o plano complementa essa definição, pois é possível categorizar os cargos e remunerações por funções e atividades.

Com uma estrutura consolidada a empresa passa a enxergar os critérios e responsabilidades relacionados a cada cargo. O resultado é um aplanamento conciso, onde o gestor sabe exatamente o momento para designar uma promoção, por exemplo.

4 – Monitore o equilíbrio salarial dos colaboradores

Qual o cenário ideal em que o profissional sente que é justamente remunerado? Ou melhor ainda, um cenário em que o profissional se sinta parte integrante e transformadora dos objetivos da empresa.

Somente por meio do plano de cargos e salários isso é alcançado. Pela avaliação da produtividade e desempenho das funções, a empresa atinge um patamar onde determina com exatidão o concreto valor de cada integrante.

A partir disso, o negócio cria margem para engajamento dos colaboradores e isso influencia constantemente na obtenção de resultados.

Quer aprimorar a relação entre empresa e colaborador? Quer estar assegurado contra processos trabalhistas, por vezes desnecessários? Saiba com exatidão os valores individuais de cada profissional e como um plano de carreira pode ajudar no desenvolvimento de todos.

Aborde o plano de cargos e salários com assertividade e obtenha todos os resultados positivos que ele pode agregar em sua empresa!

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar.
Podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para sua empresa.
Solicite Orçamento