Atualmente é muito mais fácil se prevenir contra eventuais problemas no controle da jornada de trabalho e todas as suas especificidades legais. Ao passo que surgem novas tecnologias, como o relógio de ponto biométrico, os empreendedores são beneficiados constantemente.
Diferentemente de alguns anos atrás, onde a marcação do ponto era realizada de forma manual em livros de ponto, hoje tudo é mais simplificado. Embora alguns empresários insistam em utilizar o formato mecânico, cada vez mais as novas soluções são aderidas.
Seguindo essa linha de pensamento criamos esse conteúdo para reforçar a importância do registro do ponto realizado de forma automatizada, por meio de um equipamento tecnológico e muito útil para as empresas.
Traremos, portanto, alguns motivos para você aderir ao relógio de ponto biométricoo quanto antes em sua empresa. Se quer se ver livre de problemas jurídicos e atender com excelência os direitos dos colaboradores, acompanhe o conteúdo!
Tentamos elencar os principais diferenciais que esse equipamento moderno pode trazer para seu empreendimento. Saiba que nunca foi tão simples efetivar o controle de ponto, gerenciar o banco de horas ou fechar a folha de pagamento, como é hoje.
Preparado para mudar a forma como gerencia seus colaboradores e todas as informações relevantes acerca? Então vamos lá!
Relembrar é viver! Você se lembra como o registro do ponto era feito antigamente? Normalmente feito em cartões de ponto onde o funcionário “batia o ponto” e havia a possibilidade real de fraude, pois como o gestor conseguiria monitorar tal atividade?
Mais trabalhoso ainda era para o setor de RH, pois não havia como saber se o funcionário que registrou o ponto era, de fato, o funcionário em questão. Sem contar a possibilidade de faltas não marcadas, horas extras não contabilizadas e por aí vai.
Engana-se quem pensa que apenas o controle de ponto cartográfico era vulnerável, pois seus sucessores também permitiam brechas como senhas emprestadas, crachás compartilhados e tantas outras formas de burlar o sistema.
Agora te perguntamos: “como alguém falsificaria a digital de outra pessoa?”. É exatamente isso que o relógio de ponto biométrico proporciona, ou seja, não existe mais margem para fraudes e quando o funcionário registra o ponto com sua digital, ele de fato está presente na empresa.
Temos então, maior confiabilidade das informações, mais integridade nos dados coletados e um processo de controle mais enxuto e seguro.
Já tratamos aqui no blog e vamos reforçar. Você sabia que o maior causador de processos jurídicosé justamente a hora extra? Quando uma empresa utiliza o formato mecânico e marcação manual, fica difícil perante a justiça comprovar, de fato, a veracidade dos comprovantes.
Portanto, muitas vezes a empresa acaba perdendo causas e pagando horas extraordinárias não existentes. Por outro lado, com a marcação biométrica a empresa está 100% assegurada contra essas adversidades.
Já ouviu falar da Portaria 1.510/09 do Ministério do Trabalho? Ao utilizar o relógio de ponto biométrico a empresa se assegura, pois quando o colaborador registra seu ponto, o sistema cria um documento inviolável chamado de AFD ou “Arquivo de Fonte de Dados”.
Esses arquivos estão em conformidade com os parâmetros exigidos e permitidos pela portaria citada acima.
O relógio de ponto biométrico elimina a necessidade de adquirir acessórios para seu funcionamento. Uma vez que não exige cartão de ponto, crachás, carimbos e possível reposição dos mesmos.
Sendo assim, além do sistema equipado com o leitor biométrico é necessário apenas integrar um papel adequado para a impressão dos dados e provimento de comprovante aos colaboradores.
Além disso, a empresa também economiza recursos ao dispensar qualquer tipo de profissional que faria a gerência desse processo.
Outro ponto importante na economia está relacionado ao investimento a longo prazo. Isso porque, quando o empreendimento realiza a aquisição do relógio de ponto biométrico juntamente com o software, os ganhos começam a surgir, com todas as reduções apresentadas acima.
Por meio de um equipamento que exige apenas a digital do colaborador, a gestão reduz sua carga de trabalho. Somente quem já trabalhou nesse departamento sabe como é ter que gerir inúmeras senhas e mais, ajustar essas mesmas senhas quando os funcionários não se lembrarem.
Dessa maneira, a aplicação do relógio de ponto biométrico traz maior comodidade e praticidade, pois elimina qualquer indício de retrabalho. Através do simples cadastro o gestor de RH pode investir seu tempo em outras tarefas importantes.
Agora sem fraudes, sem erros na marcação, livre de processos trabalhistas, economizando recursos e acima de tudo, implementando o conceito de praticidade no âmbito empresarial, o negócio tende ao crescimento ideal.
Observe um RH mais enxuto e capacitado a promover o bem-estar entre os colaborados, bem como a cultura organizacional adequada. Afinal de contas, todos sabemos que esse cenário é imprescindível para estimular também, a saúde dos trabalhadores!