Efetivar o controle completo da jornada de trabalho dos colaboradores e assegurar seus direitos é premissa básica de qualquer RH, mas a gestão acaba perdendo o controle por acreditar ser uma demanda simples demais, quando na verdade, exige muito foco e estratégias eficientes, como é o caso do sistema de ponto online.
Esse tipo de marcação é prova de que a transformação digital oferece os meios para que o negócio atinja seu potencial máximo. E é justamente sobre isso que vamos falar hoje, principalmente abordando as responsabilidades do RH moderno, visto que se tornou um verdadeiro eixo estratégico no cenário empresarial.
Então, quer compreender como o controle de ponto online simplifica o trabalho executado pelo setor de RH? Não perca mais tempo e descubra o que sua empresa pode absorver de resultados com um sistema desses. Boa leitura!
Se tinha uma coisa que gerava grandes dores de cabeça nos gestores de RH até pouco tempo atrás, certamente era o controle da jornada. Isso porque os profissionais não contavam com recursos tecnológicos avançados o suficiente para gerar resultados.
Dessa forma, todo final de mês era a mesma dor de cabeça. Porém, a partir do momento em que a empresa efetua o acompanhamento da jornada de forma consistente e praticamente em tempo real, o setor passa por grandes mudanças.
O sistema de ponto online veio para se solidificar como um recurso viável a praticamente todas as empresas. Como consequência, mais e mais organizações deixaram de ter problemas com as leis trabalhistas, uma vez que conseguem entregar suas obrigações em tempo hábil.
Através da simples utilização de smartphones, tablets e demais dispositivos, é possível que o RH se certifique, de forma remota, que todos os colaboradores cumpram devidamente suas obrigações, tudo em tempo real.
Logo, até mesmo as equipes que exercem suas funções externamente passaram a ter um melhor controle das horas. Se seu negócio possui uma equipe de vendas externa, certamente conhece a complexidade em registrar sua movimentação, não é mesmo?
Isso sem contar a facilidade que o sistema online de ponto oferece na hora de transmitir as informações ao eSocial. De maneira inteiramente segura e automatizada – utilizando tecnologia cloud – a empresa assegura os direitos dos colaboradores e atende cada obrigação relacionada.
Resultado? O setor de RH exerce seu papel com mais autoridade, maximizando o elemento estratégico e auxiliando no crescimento da organização.
Diferentemente de outros sistemas de marcação, o sistema de ponto online é totalmente blindado à fraudes. Seus dados não ficam ao alcance de qualquer pessoa, a não ser aos responsáveis que realmente farão o tratamento desses dados.
Como falamos de uma tecnologia inovadora em nuvem, tanto a empresa quanto os colaboradores têm seus direitos resguardados, e a confiança mútua em um processo bem estruturado de marcação de ponto gera mais tranquilidade para que atividades sejam desempenhadas com eficácia.
O ponto online trouxe muito mais flexibilidade e praticidade para o setor de RH. Afinal, será através de um app ou mesmo Ponto Web que toda a marcação deverá ser realizada, ou seja, de forma remota e assertiva.
Além de ampliar a produtividade no controle da jornada de trabalho, estimula a produtividade das atividades operacionais, uma vez que não existem mais filas ou desorganização para registrar o ponto.
Quando falamos em uma empresa com um grande quadro de funcionários, toda forma de agilizar o serviço é válida, e os profissionais do setor de RH certamente agradecerão a possibilidade de ganharem mais tempo na gestão de ponto.
Normalmente, o sistema online de marcação de ponto é um serviço que pode ser moldado ao porte e necessidades da empresa. Isso quer dizer que não será preciso investir em algo que não usará no fim das contas, e por si só há uma redução acentuada nos custos com aquisição do sistema.
Ademais, a diminuição dos gastos de forma geral, vai de encontro a processos mais bem executados, melhor investimento do setor de RH, diminuição do retrabalho no fechamento de horas extras, por exemplo, além de influenciar diretamente na eliminação das ações trabalhistas, nosso próximo tópico.
Você sabia que, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST) apenas em 2017, havia mais de 2 milhões de ações em andamento? Entretanto, logo após a última reforma trabalhista em 2017, os números começaram a cair, em partes, por algumas alterações acerca da atividade advocatícia e suas sucumbências.
Por outro lado, o que muitos deixam de considerar é que uma fatia considerável das organizações já atua com o sistema de ponto online.
Em outras palavras, a transparência no controle das jornadas, a possibilidade de o colaborador acompanhar de perto sua jornada e solicitar mudanças quando cabíveis, a alta taxa de segurança quanto ao armazenamento dos dados e tantos outros fatores, direcionam para um cenário totalmente reduzido em ações trabalhistas.
Tal sistema acabou se tornando “mediador” de qualquer problema que venha a surgir, evitando assim, que a justiça seja acionada.
E aí na sua empresa, já oferece ao departamento de RH as funcionalidades do sistema de ponto online? Gostaria de entender um pouco mais para tomar a decisão certa? Então, acesse para tirar quaisquer dúvidas com a Equipe Símix!