A redução do turnover é uma obrigatoriedade para toda empresa, já que uma taxa alta indica inconsistências e problemas no ambiente de trabalho.
Contudo, monitorar esse indicador do RH pode não ser a tarefa mais simples, especialmente quando os gestores não dispõem de tecnologia. Em um cenário onde a rotatividade excessiva acontece, há prejuízos difíceis de serem recuperados.
Pensando nisso, a Símix selecionou 4 dicas para tratar melhor esse tema, que é um dos mais relevantes para os gestores de RH e, sobretudo, para os resultados da organização. Boa leitura!
Em linhas gerais, o turnover representa a taxa de rotatividade dos colaboradores em um determinado período. É a quantidade de profissionais que se desligam da empresa, podendo haver inúmeras causas para isso.
Claro, esse é um processo comum, ou seja, toda empresa passa pelo desligamento de um colaborador, mas quando isso acontece de forma desproporcional e sem controle assertivo, se torna um grave problema para a empresa.
Podemos citar a perda da produtividade, falhas oriundas de potencial sobrecarga de trabalho nos demais profissionais, ineficácia das estratégias de RH, entre muitos outros gargalos.
Inclusive, o turnover enfraquece até mesmo a retenção de talentos, pois favorece um ambiente desequilibrado de trabalho. Por outro lado, trazemos boas notícias. A seguir você encontra 4 dicas para controlar a redução do turnover!
A etapa do Onboarding dos colaboradores é uma das mais importantes, pois consiste na execução de processos e ações para fortalecer a adaptação e capacitação dos recém contratados.
Para se ter uma ideia, a Glassdoor disponibilizou dados mostrando que o turnover pode ser reduzido em mais de 80% ao investir no Onboarding consistente.
É nesse momento em que o RH humanizado pode fazer a diferença ao entregar uma experiência única antes mesmo de o profissional ingressar em seu primeiro dia de trabalho, o que resulta em menor margem de rotatividade.
Após todo o processo de Onboarding ter surtido o efeito desejado, a estratégia é focar na experiência do colaborador, tanto individual quanto em grupo. Com isso, deve-se destacar e acompanhar alguns aspectos da sua experiência, tais como:
Portanto, há uma estimativa de que acompanhar de perto e estimular a experiência positiva dos profissionais favorece a redução do turnover em até 40%.
Agora que o RH já trabalhou consistentemente na adaptação inicial e entende como deve ser a experiência ideal, é só deixar os profissionais seguirem seu dia a dia, correto? Não, esse é o momento decisivo para prevenir o turnover.
Isso porque monitorar cada aspecto da sua jornada é a estratégia de maior peso para a redução do turnover. Nesse sentido, o RH precisa elaborar ações para impactar no engajamento e satisfação de seus talentos.
O resultado é o ganho de performance, produtividade e maior satisfação, combinação que atua como prevenção à rotatividade não planejada.
Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre a era dos dados. Nesse cenário, a análise de dados é conhecida como People Analytics, que consiste em analisar as informações dos próprios colaboradores, especialmente no processo de recrutamento e seleção.
Entre as vantagens dessa estratégia, temos o fortalecimento da empregabilidade da organização, ou seja, ela passa a ser uma empresa mais buscada no mercado. Entretanto, outros benefícios são evidentes e imprescindíveis:
Portanto, cabe somente à gestão da sua empresa trabalhar com o viés de identificar e controlar os gargalos que incitam maior rotatividade. Um bom começo consiste na transformação do mindset dos gestores que, alinhados às tendências tecnológicas, impulsionam sólidos resultados.
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