A parte externa do supermercado fica visível aos clientes, a distribuição de produtos nas prateleiras, de acordo com a marca, preço, alimento e a estética do ponto de venda. Mas pensar na parte interna de um supermercado que envolve o RH e uma equipe de profissionais, é uma tarefa bem interessante.

Apesar da equipe administrativa não ser tão visível e não ter contato direto com os consumidores, é um dos principais setores impactados pela lucratividade do mercado, já que o RH é responsável por manter os colaboradores conectados com a empresa.

Por isso, a gestão precisa ser feita de maneira adequada e alinhada com a capacidade do time, onde há a necessidade de escala de jornada de trabalho, de folgas, horas extras e toda a organização de pagamentos.

Separamos algumas dicas para a sua empresa ter um RH eficiente, que aumente a lucratividade do supermercado e proporcione uma maior motivação aos colaboradores. Confira!

Como funciona a gestão de supermercado?



Para realizar uma gestão de supermercado, que cause impacto positivo é necessário pensar em estratégias de engajamento para a equipe, e assim refletir diretamente no usuário final que são os clientes.

  • Ações com as datas comemorativas;
  • Programa de benefícios para os colaboradores;
  • Compras e negociações com fornecedores;
  • Criar ações de diferenciais competitivos;
  • Análises de concorrência;
  • Prevenção de perdas;
  • Pesquisa de mercado;
  • Comportamento do consumidor;
  • Tecnologia aplicada ao varejo;
  • Parceria do RH com gerentes de outros setores, para realizarem alguns desafios em conjunto.

E claro, o principal aliado da gestão é o controle de ponto digital, que proporciona mais facilidade na hora de cuidar da jornada de trabalho dos colaboradores. Além de manter todas essas informações organizadas para futuras comprovações e também para lançar pagamentos no sistema.

Quais os principais desafios para uma gestão de RH eficiente?

A gestão de pessoas praticada pelo RH, é um pouco diferente quando se trata de supermercados, já que é um ambiente que apresenta um grande número de colaboradores, jornadas de trabalho diferentes, além de toda a logística e engajamento de equipe.

Por isso, separamos os principais desafios do setor, quando se trata da gestão de RH.

Reduzir os impactos do turnover

Para diminuir a rotatividade é necessário que o RH  faça processo de integração e aos novos colaboradores, disponibilize treinamentos e atividades preparatórias para completar as habilidades do time.

Além de oferecer um plano de carreira para que haja uma visão de crescimento,  isso gera motivação para permanecer em sua função por mais tempo e com maior produtividade que o supermercado exige, assim terão mais lucratividade.

Falhas de comunicação interna


Pode acontecer alguns conflitos e até mesmo falhas, por isso é importante ter diálogos constantes com objetivo e clareza na cultura organizacional da empresa, se as atividades não forem direcionadas de acordo com a capacidade do time e principalmente se não houver canais de comunicação.


É preciso ter comunicação interna por meio de ferramentas corporativas, que sejam apropriadas para a troca de mensagens, compartilhamento e geram mais interação entre os colaboradores, com avisos fixos para que não haja dúvidas sobre processos e nem ruídos na comunicação, pois isso resulta em melhorias no supermercado.

Realizar pesquisas de clima

O gestor de RH precisa fazer uma constante pesquisa com os colaboradores, para saber se as estratégias resolvem os problemas e facilitam a vida dos colaboradores e assim possam fazer um excelente atendimento ao cliente e também a organização do supermercado.

Receber feedbacks, críticas e sugestões faz com que todos se desenvolvam juntos e impacte positivamente nos ganhos da empresa, porque resulta na produtividade e aumento das entregas.

Crie novos processos a partir da inovação

É importante buscar novas tecnologias e ferramentas digitais, aos supermercados se adaptarem à modernidade, para criar facilitações que automatizam diversos processos e otimizam o tempo do RH para outras tarefas que também exigem mais atenção;

Essas facilitações podem estar atreladas às estratégicas, como aplicativos que geram descontos e benefícios aos clientes, cartão de ponto digital aos colaboradores e gestão de pessoas de modo online

Quando a gestão do RH passa por uma série de testes e renovações, são encontradas informações e repetições que geram dados, a partir disso é possível criar uma padronização nos processos e automatizar algumas ações.

Assim o RH conseguirá realizar o controle da equipe de maneira rápida e eficaz, que proporciona mais autonomia, produtividade, motivação e acelera as entregas que cumprem com o retorno da lucratividade esperada pelos supermercados.

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