Se sua empresa ainda presencia diversos gargalos na hora de controlar o ponto dos colaboradores, passou da hora de investir na tecnologia, mais especificamente no controle de ponto on-line, que viabiliza uma gestão simplificada e flexível.
Com o universo cada dia mais digitalizado e estruturado pela necessidade de diferenciar processos mais otimizados e eficientes, a estratégia que visamos mostrar hoje, é simplesmente o divisor de águas para a redução de erros no registro de ponto.
Quer entender como implementar o controle de ponto on-line é a ferramenta ideal para uma gestão de sucesso? Então, te convidamos a continuar a leitura, pois será de grande valia para a manutenção do seu negócio, principalmente em tempos onde a crise persiste!
A recomendação central do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é para que as empresas utilizem sim esse tipo de controle, indiferente ao segmento de atuação e desde que tenham mais de 10 funcionários.
Sua implementação consolida a prevenção às pesadas multas e autuações fiscais, que toda empresa está sujeita quando não gerencia adequadamente a jornada dos colaboradores.
Para saber mais sobre as questões legais é só acessar: Portaria MTE 1510/2009 e Portaria MTE 373/2011.
Sim, e é simples compreender como o registro de ponto on-line minimiza potenciais erros, pois a empresa exclui o fator “manual” da equação e passa a contar com um cenário regido pela automatização dos processos e obrigações.
Na prática, a Gestão de RH deixa de utilizar todos e quaisquer recursos manuais, como por exemplo, planilhas isoladas e não integradas ao sistema central. Dessa forma, o sistema registra as alterações de forma imediata e baseada na mais alta tecnologia.
Estruturado a partir de inúmeros protocolos de segurança, o registro digital é o meio mais seguro de controlar a jornada dos colaboradores, preservando seus direitos e resguardando a empresa contra possíveis processos trabalhistas.
Quando falamos em controlar de perto o ponto dos funcionários algumas demandas surgem, como: verificação de faltas, confirmação de presença, total de horas trabalhadas, taxa de absenteísmo, informações de intrajornada, entre outras.
Portanto, quando isso passa por um processo de automatização, a cadeia de procedimentos é otimizada. O resultado é maior ganho com eficiência, menos tempo investido na administração e margem promissora para implementação de ações e estratégias que tragam consistência à gestão.
Um dos grandes avanços da tecnologia no controle de ponto é a segurança das informações. Em outros tempos, registros poderiam facilmente ser alterados, gerando dúvidas na hora da prestação de contas.
Por outro lado, a tecnologia – principalmente a do controle de ponto digital – oferece a veracidade exata. Assim, os colaboradores têm a certeza de seus direitos resguardados, ao passo em que a empresa garante seu funcionamento ideal e dentro dos limites legais.
Isso porque uma vez que os dados são inseridos no sistema não há como realizar alterações de qualquer natureza e seja por quem for. Em outras palavras, as informações estão seladas e permanentemente seguras.
Uma das ações que tomava mais tempo dos gestores era a correção mensal das informações sobre o ponto. Somado a isso estava a necessidade de solicitar aprovações, além da impressão individual de cada documentação.
Agora, com o formato on-line de administração é viável aplicar marcações através de aparelhos móveis, e isso favorece aos gestores maior visualização dos locais e datas pertinentes a cada registro.
Desse modo, a marcação on-line se estende à gestão de equipes externas, terceirizadas e até mesmo domésticas. Sua equipe está trabalhando em formato Home Office? Sem problemas, o ponto digital é a melhor ferramenta para isso!
Certamente, um dos pontos altos é seu custo-benefício. Por não exigir a aquisição de uma grande área física ou equipamentos massivos, sua implementação é facilitada e bastante flexível.
Por exemplo, a Símix conta com o recurso do PcPonto Web, que é uma solução completa para quem está em busca de um sistema eficiente e que caiba no bolso, pois ele oferece:
1. Controles exatos para os gestores;
2. Informações claras e seguras para o colaborador;
3. Acesso via Web no navegador;
4. Gestão facilitada de horários e registros;
5. Praticidade na hora de registrar o ponto;
6. Banco de dados integrado e eficiente;
7. Totalmente adequadas às Leis Trabalhistas e portarias.
Como última dica, recomendamos que analise o investimento em um sistema de controle de ponto on-line para sua empresa o quanto antes.
Você só tem a ganhar com mais essa possibilidade de garantir o cumprimento de todas as obrigatoriedades, que são requisitos básicos para quem busca o crescimento empresarial. Conte conosco para o que precisar!